"As orientações a seguir foram extraídas do site dos colegas da FMC-SP e discutidas na reunião de criação da AMO-JP e aprovadas na reunião no dia 21 de Setembro de 2014, onde também concordamos com os irmãos da FMC-SP, e devem servir para orientar os novos moto clubes, seus integrantes e seus diretores, visando reduzir conflitos, estabelecer comportamentos ou mudanças destes, para um motoclubismo mais moralizado e consciente"
PANORAMA DO MOTOCLUBISMO
FATOS:
-Fundam-se clubes e grupos de qualquer forma.
-Utilizam-se nomes que, muitas vezes, sequer se pode pronunciar em público.
-Gente que sequer sabe o que é um moto clube, acha que pode ser presidente.
-O respeito às pessoas, aos clubes, aos presidentes e à tradição dos moto clubes deixaram de ser observados.
RESULTADOS:
-Desrespeito pelas instituições;
-Banalização dos moto clubes;
-Aumento de conflitos entre os clubes e seus integrantes;
-Aumento de acidentes;
AUSÊNCIA DE ORIENTAÇÃO
-Não há orientações escritas sobre o motoclubismo, com raríssimas exceções;
-A FMC/SP resolveu criar algumas orientações e a AMO-JP concorda com o pensamento dos irmãos adotando também tais procedimentos, de maneira a mostrar um caminho a ser seguido por quem que fazer parte do motoclubismo sério e coerente.
SÃO ELAS:
ORIENTAÇÃO Nº 1
-O RESPEITO é a base do motoclubismo.
-A Pátria deve sempre ser lembrada.
-A família deve ser preservada.
-A motocicleta deve ser respeitada;
-O Moto Clube deve ser motivo de orgulho.
-O semelhante deve receber respeito.
ORIENTAÇÃO Nº 2
- Existirá hierarquia dentro de todos os moto clubes e seus integrantes deverão respeitá-la.
ORIENTAÇÃO Nº 3
- Denominações de moto clubes que exponham ao ridículo ou que induzam á violência não devem ser aceitos pela comunidade dos moto clubes.
ORIENTAÇÃO Nº 4
- Somente a Diretoria pode falar, principalmente á imprensa, em nome do moto clube.
ORIENTAÇÃO Nº 5
- Nenhum motociclista deverá ser admitido em moto clube, sem comprovar ter se desligado totalmente do moto clube anterior ou declarar que não pertencia a clube antes.
ORIENTAÇÃO Nº 6
- Aconselha-se que haja um tempo mínimo de 6 meses, para que o motociclista desligado de outro clube, seja aceito em novo moto clube.
ORIENTAÇÃO Nº 7
- Nenhum clube deverá aceitar como novo integrante ou componente, motociclista desligado de outro clube, sem que o Presidente do clube do qual o pretendente saiu, seja consultado ou apresente sua anuência.
ORIENTAÇÃO Nº 8
- Todos os moto clubes devem possuir ficha de cadastro de todos os associados, com cópia da CNH, comprovante de endereço, foto e informações pessoais, cujos dados serão sigilosos.
ORIENTAÇÃO Nº 9
- Eventuais conflitos entre componentes de moto clubes diferentes ou não, deverão ser resolvidos com a diretoria dos clubes envolvidos, para evitar confrontos em eventos de quaisquer espécies.
ORIENTAÇÃO Nº 10
- Todo Moto Clube nascerá como Moto Grupo, com no mínimo cinco motociclistas e depois de um ano utilizando a expressão MG e já possuir mais de dez integrantes motociclistas, poderá utilizar-se da expressão Moto Clube, mediante a apresentação (apadrinhamento) de um MC com mais de cinco anos de existência.
ORIENTAÇÃO Nº 11
- Ninguém movimentará, sentará ou tocará na motocicleta de ninguém, sem permissão prévia do seu proprietário.
ORIENTAÇÃO Nº 12
- Nenhum integrante de moto clube poderá tocar ou mudar de lugar a bandeira de outro moto clube, sem a presença de um diretor ou integrante pertencente ao da bandeira.
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